quarta-feira, 8 de junho de 2011

GERAÇÃO Y - Como anda o seu relacionamento com ela?

Por Sarah Newton*

À medida que eu visito mais e mais empresas, observo algo muito surpreendente; a falta do que eu chamaria de “política de bom relacionamento com os jovens funcionários”.
Eu trabalho muito com organizações prestadoras de serviço, como bufês e empresas de recreação e lazer que, cá entre nós, são compostas por jovens e eles, por alguma razão, são tratados de forma hostil pelos mais velhos.
Deixem-me explicar.

1. São exigidas tarefas extremamente difíceis dos jovens, sem que eles tenham qualquer tipo de ajuda.
2. Depois, os mais velhos reclamam quando eles não conseguem obter os resultados esperados.
3. Não é oferecido treinamento, transmitindo a idéia de que “os jovens não ficarão por aqui muito tempo, são apenas temporários”.
4. Os mais velhos chegam com uma tonelada de pedras na mão quando os jovens fazem algo errado.
Isso me traz diversos questionamentos, pois muitas dessas organizações confiam que seus jovens funcionários podem trazer ótimos resultados aos seus clientes e apenas esperam que eles sejam hábeis para fazer isso. Algumas das grandes empresas como Disney ou McDonald´s realmente valorizam seus jovens funcionários, enquanto as demais ainda não aprenderam a fazer isso.
É como se as empresas esperassem que os novatos soubessem exatamente o quê e como fazer. Só porque nós soubemos fazer não significa que essa geração também o saiba. Grande parte desses jovens funcionários são gerenciados por nós, da Geração X e, só para constar, tivemos uma experiência bem diferente da geração que veio antes de nós.
Nossos pais não mantinham controle sobre nós, pois trabalhavam o dia todo e, assim, aprendemos a cozinhar, lavar e nos defender. Fomos expostos a assuntos “adultos” em uma idade muito mais precoce, e de forma alguma fomos protegidos. Tínhamos duas opções: nos afogar ou continuar nadando.
Ok, então façamos uma comparação com a juventude de hoje. Primeiro, eles têm voz e foram encorajados a usá-la, então irão “gritar para o mundo” ao invés de guardar as palavras para si mesmos. Além disso, essa geração foi cuidada e protegida, por conseqüência, cria muitas expectativas e se considera especial.
Se um cliente gritasse comigo em meu primeiro emprego, eu entenderia isso como parte do processo. Agora, os jovens querem tirar satisfação com eles. Há ainda o fato de que essa geração precisa de instruções e feedback. Necessita, também, que os chefes sejam claros, que acompanhem o processo e as coisas sejam feitas passo a passo, para que qualquer ambigüidade seja sanada. Eles estão acostumados a ultrapassar barreiras, já que não foram ensinados a ter limites e a divisão entre a infância e a vida adulta se tornou muito menos óbvia.
Então, se você quer tirar o melhor de seus jovens funcionários, seguem alguns aspectos importantes que precisam ser observados:
1. Tenha certeza de que você está oferecendo treinamento suficiente, saiba o que eles estão fazendo e dê feedback. Ainda que eles não sejam grossos ao dizer, querem processos sistêmicos e passos a seguir. É assim que eles estão acostumados a aprender.
2. Crie um sistema no qual eles possam participar em diversos níveis; eles possuem uma voz poderosa e desejam usá-la. Geralmente, farão excelentes sugestões que realmente podem ajudar em seu trabalho.
3. Esteja certo de que há um sistema positivo de feedback e faça com que o trabalho em equipe seja o slogan de sua empresa.
4. Deixe claros os sistemas e estruturas com os quais você deseja que eles operem, fazendo também com que eles saibam onde podem ser criativos se quiserem. Isso precisa estar bem explicado.
5. Ofereça a eles um “buddy” (companheiro), a quem possam recorrer e ter uma porta aberta.
6. Como chefe, não espere obter respeito automaticamente de seus jovens funcionários. Você será respeitado sendo honesto e transparente. Honre suas palavras e cumpra o que disser que irá fazer.
7. Seja firme e justo quando eles ultrapassarem os limites diante de você.
Por fim, saiba que, em alguns momentos, você pode sentir que está agindo como um pai. Porém, lembre-se de que você é muito influente para esse jovem. Você pode ser o primeiro adulto com quem tiveram contato no ambiente de trabalho e a forma como você os trata talvez defina a forma como enxergam o mundo corporativo, entendendo que é desse modo que os adultos “no mundo lá fora” irão se comunicar com eles. Se você não promover políticas de bom relacionamento com os jovens, estará enviando uma forte mensagem negativa.
Os jovens podem ser os mais difíceis, mas também podem se transformar na força de trabalho mais entusiasmada e cheia de energia se for manejada corretamente.
Entretanto, o que eu mais ouço é que eles são preguiçosos, rudes e incômodos. Mas lembre-se, seus funcionários são um espelho do que enxergam em seus chefes!

FONTE: http://www.focoemgeracoes.com.br/index.php/2010/04/08/voce-tem-um-bom-relacionamento-com-os-jovens-de-sua-empresa/

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