Como um MBA pode ajudar
Por Jennifer deJong
Credibilidade. Confiança. Uma perspectiva abrangente. Apreciação por outros pontos de vista. É o que os possuidores de mestrado em Administração de Empresas respondem quando lhes perguntam o que o título fez por eles.
"Ele me proporcionou uma perspectiva ampla do mundo empresarial. Como a economia funciona [e] como o meu setor funciona", explica Susan Odegard Turner, Consultora de assistência médica da Monster. Seu mestrado a ajudou a adquirir "uma compreensão total do comportamento organizacional e das relações humanas".
Turner fez o curso de mestrado à noite enquanto trabalhava em período integral como enfermeira e supervisora em um hospital. A interação com seus colegas mestrandos em sala de aula lhe forneceu habilidades que ela colocou em prática no trabalho.
Um dos cursos memoráveis para Turner foi o de ética empresarial, frequentado quase exclusivamente por engenheiros do sexo masculino. "Eu era a única mulher e a única enfermeira", ela conta. Ouvir seus colegas - e ser ouvida por eles - ensinou Turner a "olhar o mundo a partir da outra ponta do túnel. Os engenheiros tendem a pensar em preto e branco, enquanto a enfermagem é feita de tons de cinza."
Discordando educadamente
Aprender a respeitar os pontos de vista dos colegas é fundamental para praticamente qualquer experiência de mestrado. "Comecei a aprender a ouvir", diz David Fetherston, que atualmente dirige o Centro de Desenvolvimento Profissional do departamento de Mestrado em Administração de Empresas da universidade. "[Meu mestrado me ensinou] a discordar educadamente e a saber quando ceder."
Mostrar boas maneiras não é apenas uma questão de polidez. Também é um bom negócio. "Quando ouvimos e tratamos uns aos outros com respeito, obtemos uma decisão melhor", diz Laura Tully, mestranda em Administração de Empresas pela Universidade de Yale e diretora da Laura Tully Coaching. Ela atribui à sua experiência de mestrado o crédito por ajudá-la a compreender a psicologia das pessoas e organizações. "Quando consegue entender o que está acontecendo, você pode mudá-lo."
Interações humanas à parte, as habilidades financeiras – a capacidade de ler relatórios de receita ou criar previsões de vendas confiáveis – continua a ser fundamental para qualquer currículo de MBA. Mas essa especialização é esperada. "Não é sua capacidade de gerenciar uma planilha que o colocará à prova", diz Michael Kraten, fundador da firma de consultoria Enterprise Management. "No ambiente de trabalho, as pessoas têm ideias divergentes sobre o que precisa ser feito. É difícil desenvolver as habilidades necessárias para lidar com essas diferenças."
Para Tully, mesmo as lições de sua classe de estatística não eram apenas sobre números. "Meu professor de estatística disse: 'A maioria de vocês ocupará cargos administrativos'", ela recorda. "'Vocês não criarão [relatórios estatísticos], vocês os consumirão. Quero que compreendam quais perguntas devem ser feitas.' Durante toda a minha carreira, eu pensava nisso e dizia: 'Sim, eu posso fazer isso.'"
Ascensão profissional
Mais do que qualquer outro fator, um mestrado em Administração de Empresas está associado à ascensão profissional -- em seu campo original ou em outro. Antes de obter seu mestrado, Kraten trabalhava como contador público certificado para a Deloitte & Touche. Após a formatura, voltou à firma de auditoria e consultoria e perguntou: "Vocês não vão me jogar de volta na contabilidade, certo?" Felizmente, a resposta foi negativa. Kraten tornou-se consultor.
"O recrutador da firma me disse, 'Você não é apenas mais um contador'", lembra Kraten. Atualmente ensinando outros mestrandos em Administração de Empresas, Kraten vê seus alunos serem promovidos da mesma maneira, de funções de engenharia para cargos na administração superior.
Há exemplos abundantes disso. “Uma oportunidade de estágio para mestrandos ajudou um ex-diretor de escola primária a ser contratado para o departamento de marketing de uma grande empresa de produtos de consumo”, disse Fetherston. No hospital onde trabalhava, Turner foi promovida de gerente da área de atendimento de emergência para diretora de tratamento ambulatorial antes mesmo de concluir sua tese. "O mestrado me deu credibilidade", Turner afirma.
Mais dinheiro - e mais
Há também o benefício que muitos detentores de mestrado em Administração de Empresas não mencionam. "Quem tem mestrado ganha mais dinheiro - pelo menos no começo", diz Muhammad Abdullah, ex-diretor do programa de mestrado em Administração de Empresas da Universidade Pfeiffer. Abdullah acrescenta que há outros benefícios mais importantes, embora menos tangíveis, como conhecer-se melhor e saber o que deseja fazer com a própria vida. "Um mestrado o coloca na posição de obter aquilo de que você precisa", ele conclui.
FONTE: http://yahoo.carreira.monster.com.br/desenvolvimento-profissional/cursos-treinamentos/como-um-mba-pode-ajudar/article.aspx?HPS=4_5C3WhattoWear
Nenhum comentário:
Postar um comentário