sábado, 26 de novembro de 2011

OS TREINAMENTOS E PALESTRAS QUE SUA EMPRESA PRECISA

A Laderlac Treinamentos oferece a modalidade de cursos e palestras In-Company, visando atender as necessidades específicas de sua empresa.
Com um conteúdo programático personalizado e cronograma flexível, os cursos e palestras  são realizados na sede da organização(empresa contratante) ou conforme negociação, em um local indicado pela empresa.


Os horários e datas de realização dos treinamentos, serão acordados mediante disponibilidade de nossa agenda e flexibilidade da empresa, objetivando resultados mais rápidos e com qualidade, visando assim, um melhor aproveitamento do conteúdo.         
Todos os participantes receberão CERTIFICADO de participação personalizado com a logomarca da empresa contratante e contratada.   
Capacite sua equipe sem comprometer a produtividade de sua empresa.





COMO DIVULGAR SUA EMPRESA?

Como divulgarAutor: Lázaro Silva

No mundo dos negócios uma das principais diferenças entre quem ganha muito dinheiro e quem ganha pouco dinheiro são os métodos de divulgações utilizados.
Esta é uma verdade absoluta para qualquer tipo de negócio!
Junto com a falta de um bom planejamento a falta de métodos de divulgações eficientes são os principais motivos pelos quais uma empresa ou negócio falem.
Por este motivo devemos dar uma atenção muito especial aos métodos de divulgações que utilizamos.
Quando falamos em ganhar dinheiro na internet saber divulgar tem ainda mais importância, pois sem métodos eficientes de divulgação a possibilidade de se ganhar dinheiro na internet definitivamente não existe.
Pena que eu demorei para descobrir!
Com o passar do tempo descobri diversos métodos de divulgações dentro e fora da internet alguns bem eficientes outros nem tanto, mas de qualquer forma todos ajudam no objetivo final que é divulgar nossos serviços, produtos e oportunidade de negócios.
Meu objetivo neste artigo não é fazer de você um especialista em todos os métodos de divulgação que vou citar aqui por que eu mesmo não sou. Eu apenas uso alguns destes métodos para divulgar meus negócios e eles tem dado certo.
Outro ponto importante é que em alguns métodos de divulgação merecem tanto destaque que em artigos futuros irei abordá-los de forma mais detalhada.

Métodos para divulgar fora da internet:

Marketing de atração: Utilizando o marketing de atração você se posiciona como especialistas em seu nicho de mercado, sendo assim as pessoas irão procurar você para comprar seus produtos ou serviços ao invés de você procurá-las. Este conceito é utilizado por especialistas em Marketing Multinivel e por pessoas que criam negócios de sucesso!
Propaganda boca a boca: Este é o método de divulgação mais eficiente e mais perigoso que alguém pode utilizar para divulgar um produto ou serviço, pois se trata da divulgação realizada por pessoas que estão dando sua opinião sobre aquele produto ou serviço, sendo assim se a pessoa não gostar conseqüentemente a divulgação será negativa.
No entanto se você estiver divulgando algo de qualidade este será um dos métodos de divulgação mais eficientes que você poderá usar. Afinal de contas todos gostam, compram e confiam em produtos e serviços que já foram testados por alguém que sua conheça.
Placas, banners e faixas: Ter uma placa, um banner ou uma faixa profissional divulgando seu negócio é algo básico para se ter sucesso. Mesmo que você tenha que investir alguma quantidade de dinheiro isto valerá à pena.
Cartões de visita: Os cartões de visitas podem servir para duas coisas: para encher uma lixeira ou para que alguém se lembre de você quando precisar dos seus serviços ou produtos nada mais nada menos. Por isto distribua um número de cartões de visita grande o bastante para que eles cheguem até quem precisa de você.
Panfletos: Os panfletos funcionam da mesma maneira que os cartões de visita;
Anúncios em jornais: Geralmente quem visita a seção dos classificados deseja comprar algo ou precisa de determinado serviço, por isto vale apena divulgar em jornais, mas atenção não gaste seu dinheiro com aqueles jornais de bairros eu mesmo investi mais de R$ 200,00 nestes jornais e não obtive nem um telefone.
Plotagem em automóveis: As pessoas são muito curiosas e esta curiosidade fica ainda maior quando vemos um carro plotado, por isto se você tem um negócio sério com certeza vale apena plotar seu veiculo!

Métodos para divulgar na internet

Marketing de atração: Na internet o marketing de atração é um método de divulgação ainda mais poderoso. A final de contas você preferiria comprar algo de alguém que é um especialista no assunto ou de alguém que você não sabe de onde saiu?
Mecanismos de buscas: Os mecanismos de busca são de longe o método de divulgação mais eficiente que existe na internet mundial, pois sempre que as pessoas precisam saber algo elas dizem “vou pesquisar na internet”. Ter seus projetos no topo dos mecanismos de busca significa milhares de visitas diárias por isto eles são tão eficientes!
Mecanismos de pesquisas mais conhecidos: Google, Bing, Yahoo, Ask!
Compra de publicidades: Comprar publicidade pode se tornar um método de divulgação extremamente eficiente quando comprada no lugar certo. Suponhamos que você tenha uma loja virtual de equipamentos de informática onde você acha melhor comprar publicidade? Em um blog sobre informática ou em um blog sobre bem estar?
Você pode até ter resultados comprando publicidades em um site totalmente fora do seu nicho de mercado, mas a probabilidade de sucesso é bem inferior do que se você divulgar em um site em seu nicho de mercado.
Links patrocinados (Google Adwords, Facebook, UOL, Yahoo entre eoutros): Acredite em mim! Quem realmente ganha dinheiro na internet são os Internet Marketers que usam este método de divulgação com eficiência, pois se trata de um método de divulgação barato quando comparado com outros e extremamente eficiente por colocar o site do anunciante no topo das buscas dos sites mais visitados do mundo.
No entanto obter sucesso com links patrocinados não é algo fácil e basicamente você tem duas opções para alcançar este sucesso: Você utilizar a técnica da tentativa e erro ou pode comprar algum curso que ensine trabalhar utilizando este método de divulgação.
Para a infelicidade geral da nação o Google não permite mais anúncios do tipo: Ganhe dinheiro na internet, trabalhe em casa ou gere renda extra. No entanto ainda é extremamente eficiente para quem trabalha com outros nichos de mercados.
Redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter, Google + entre outras): As redes sociais são uma febre mundial e a cada dia chegam mais utilizadores sendo assim muitos profissionais da internet desenvolveram técnicas eficientes para divulgarem seus negócios nas redes sociais e isto impactaram seus negócios de uma maneira que você não imagina. Hoje existem até cursos específicos que ensinam a divulgar e ganhar dinheiro com redes sociais.
Youtube: o que você prefere? Ler um artigo enorme (como este) ou assistir um vídeo bem feito? Eu prefiro o vídeo! Por este motivo o You Tube se tornou febre mundial e quem colocar lá um vídeo pelo menos com um bom áudio abordando um tema que interesse as pessoas tem a possibilidade de receber milhares de visualizações. Por isto o You Tube é tão eficiente para divulgar-mos nossos projetos!
Yahoo respostas: No Yahoo respostas você tem suas dúvidas respondidas por diversas pessoas, sendo assim você pode encontra uma solução definitiva para seus problemas. Além disto, se você for uma pessoa que possui a solução para alguns dos problemas dos usuários do Yahoo respostas você poderá criar uma fonte de trefego enorme para seus projetos on-line.
Recentemente ouvi falar de pessoas que estão ganhando milhares de reais por mês com programas de afiliados utilizando como principal método de divulgação o Yahoo Respostas.
Parcerias: Formar parcerias é uma ótima maneira de divulgar e ser divulgado na internet. No entanto foque em parcerias fortes e que agreguem valor tanto para seu parceiro quanto para seus projetos.
E-mail Marketing: Algumas pessoas dizem que o dinheiro esta na lista e elas estão certíssimas. Ter uma lista com por exemplo 10 mil assinantes significa que você poderá ter 10 mil visitantes e potenciais clientes para seus produtos, serviços, ou negócios.
Escrever para sites de terceiros: Esta é uma técnica que serve para além de gerar visitas para determinado site ou blog também serve para gerar confiança e aplicar o marketing de atração, pois fazendo isto o autor prova que é uma pessoa séria e esta empenhada em agregar valor ao invés de querer apenas ganhar dinheiro!
Escrever para diretórios de artigos: Os diretórios de artigos funcionam exatamente como escrever para sites de terceiros.
Fóruns: Existem duas maneiras de se divulgar utilizando os fóruns. Você pode ser um Spammer idiota que quer apenas deixar seu link ali ou pode ajudar os usuários do fórum e se posicionar como especialista no assunto. A escolha é sua opção!
Comentários em blogs: Esta técnica de divulgação funciona exatamente como sua participação em fóruns de discussões. Mais uma vez você tem a possibilidade de agregar valor ou se tornar um idiota.
Agregadores de conteúdo: Você pode mandar para estes agregadores o conteúdo do seu site ou blog e com isto conseguir muitos visitantes, claro que isto vai depender principalmente da qualidade do seu projeto!
Como você pode perceber existem diversas maneiras de se divulgar alguma coisa. No entanto se você realmente deseja ter sucesso em sua divulgação você deve criar um plano de ação, onde devera focar suas estratégias nos métodos mais eficientes para divulgar seus projetos.
Por exemplo, o aconteceria se eu utilizasse cartões de visita para divulgar meu blog ao invés de um agregador de blogs? O numero de pessoas que visitariam meu blog seria infinitamente menor você não acha?
Por isto é extremamente importante que criemos estratégias de divulgações eficientes!
OBS: Peço desculpas pelo tamanho do artigo, mas seria impossível escrever sobre os métodos de divulgações que eu conheço utilizando menos palavras.Espero que você tenha gostado e principalmente comece a divulgar seus projetos imediatamente, afinal de contas quem não divulga não é visto!

FONTE: http://dinheiroaganhar.com/como-divulgar-metodos-eficientes-para-voce-divulgar-seus-projetos/

domingo, 20 de novembro de 2011

O GERENTE geral está com os dias contados?

Você consegue imaginar a sua empresa sem a presença do gerente-geral? Pois é, esta é uma das provocações (e previsões) feitas por Lynda Gratton, respeitada professora de gestão empresarial da London Business School, em seu livro The Shift (A mudança), que ainda não chegou traduzido nas prateleiras brasileiras. Lançada no Reino Unido há pelo menos dois meses, a publicação de Gratton ainda provoca algumas calorosas discussões entre os especialistas da área de gestão aqui na terra da Rainha.


No cerne das discussões, a conclusão da autora, em um dos capítulos, de que as mudanças no mundo dos negócios devem levar à inevitável “morte da gerência média”. Ou melhor, do gestor que está no meio da pirâmide empresarial, à frente de pequenas e médias equipes - o conhecido gerente-geral.


O tema gera polêmica pois surge em um momento em que as empresas começam a compreender a importância da formação de novos líderes dentro da própria organização e da boa gestão de pessoas como fator determinante para um bom clima organizacional e uma produtividade eficaz e de qualidade.


“MORTE PROFISSIONAL”
1 Lynda Gratton prevê “a morte profissional” daquele gerente-geral que sabe um pouquinho de tudo (nada específico) e que está no posto para apenas assistir a produção dos colaboradores de sua equipe e dar feedbacks (retornos).
Para ela, eles são geralmente entes burocráticos que podem ser facilmente substituídos pela tecnologia, que por sua vez, pode cumprir o papel de monitorar a equipe, dar feedbacks (retornos) instantâneos e até gerar relatórios e apresentações. Além disso, segundo Lynda Gratton, os membros mais qualificados das equipes são cada vez mais “autogeridos” - em especial, os caçulas do mundo corporativo, a geração Y.


Em tempos de crise econômica, esse pensamento começa a ganhar força aqui na Europa. Para ter uma ideia, a publicação britânica The Economist trouxe a informação que a gigante do setor financeiro Lloyds Banking Group anunciou o corte de 115 mil gestores médios com a intenção de poupar 1,5 bilhão de libras ao ano.


AINDA NÃO
2 Para mim, as organizações ainda têm espaço para esses profissionais. Especialmente para aqueles com boa qualificação. É bom destacar que são eles que lidam diretamente com os colaboradores, um dos ativos mais importantes das empresas. Sem eles (motivados, claro) não há produção. Segundo o instituto de pesquisas britânico Economist Intelligence Unit (EIU), são as ações desses gerentes que determinam, em boa parte, o nível de satisfação e motivação dos colaboradores dentro das companhias do Reino Unido. E o Brasil, neste sentido, segue a mesma tendência.

Portanto, eliminá-los simplesmente da pirâmide empresarial, tal como deve ser feito pela Lloyds Banking Group, não me parece boa ideia. Mas devo concordar com a professora Lynda Gratton de que os gerentes de perfil burocrata serão eliminados naturalmente da cadeia evolutiva do mundo empresarial. Mas não porque ocupam o cargo de gerente-geral, mas porque não acompanham às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais exigente.


HORA DO CAFEZINHO...
3 O ambiente de trabalho é recheado de tipos bem particulares. Um deles é aquele funcionário que diz “saber de tudo” que passa no escritório e tem a cada dia uma teoria conspiratória. Especialmente, quando o assunto envolve as decisões da diretoria. Suas expressões favoritas são: “Estou pressentindo”, “Isso quer dizer, nas entrelinhas”, “Lá vem bomba, se prepara”, entre outras pérolas. Tem gente que de fato tem faro para “pressentir” certas situações, mas o “olfato” pode trair os mais habilidosos ou convictos. Esse tipo de comportamento tanto pode não ter efeito nenhum no ambiente de trabalho como pode parar na sala da diretoria (dependendo do nível, gravidade e dimensão da teoria conspiratória). Por isso, uma dica: não alimente um “sabe-tudo” na hora do cafezinho - digo, não nutra a sua fértil imaginação.

MINUTO SABÁTICO
4 Hoje vou indicar um livro para aqueles que não gostam ou acham desnecessários os jargões corporativos (sim, o corporativês que procuro desmistificar a cada semana). Trata-se do divertido “Por que as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas” (Why business people speak like Idiots), da Editora Best Seller. A publicação mostra o quanto muita gente do ambiente corporativo gosta de abrir a boca para dizer frases prontas e expressões muitas vezes vazias (especialmente, durante aquelas palestras com PowerPoint). E o pior, acham que estão arrasando. O livro não é tão novo assim (2007), mas ainda pode ser encontrado em algumas livrarias e sites.

CORPORATIVÊS
5 Numa reunião com a diretoria, você é encarregado de “brifar o capital de conhecimento” do seu setor para o novo projeto da empresa. Em síntese: você deverá relatar o quanto a sua equipe está preparada, em termos de experiência e conhecimento, para dar andamento ao projeto.


Sandra Nagano
Jornalista da área econômica

FONTE:http://www.opovo.com.br/app/colunas/mundocorporativo/2011/08/26/noticiasmundocorporativo,2286135/o-gerente-geral-esta-com-dias-contados.shtml

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SUCESSO COM FACEBOOK

Especialista em marketing conta quais são os principais erros das empresas na rede social e sugere algumas ferramentas para melhorar o engajamento


Por Amanda Camasmie

Reprodução Internet
Para ter sucesso no Facebook, empresas precisam investir em engajamento com seus fãs
Depois que descobriram o Facebook, as empresas têm elaborado ações diversas para conquistar fãs e seguidores. Promoções, ingressos para shows e oferta de produtos gratuitos entram no pacote - tudo para fazer o consumidor se associar a marca. Mas será esta a melhor maneira de conquistar clientes? “Muitas empresas oferecem prêmios para ganhar fãs e depois os perdem. É preciso ganhar fãs verdadeiros, que se engajem com a sua empresa”, diz Dennis Yu, CEO da BlitzLocal, agência de marketing norte-americana, parceira da agência digital brasileira underDOGS.
Especialista em marketing para Facebook e conselheiro da Comissão de Comércio Federal (Federal Trade Commission) sobre privacidade nas redes sociais, Yu afirma que muitos fãs nem sempre é sinal de sucesso, pois a grande quantidade pode limitar o engajamento, aspecto mais importante da rede social. “Se as empresas souberem como interagir com a audiência, elas terão oportunidade de conquistar milhões de consumidores potenciais”.
Quando comparadas às norte-americanas, as empresas brasileiras ainda estão caminhando a passos lentos em relação ao número de fãs, engajamento, tráfego e receita, segundo o especialista. A solução para reverter esse quadro não é única para todas as companhias. Depende da empresa, do tipo de fã e dos objetivos.
Na falta de uma fórmula pronta de sucesso, saber o que não fazer já é um caminho. Por isso pedimos ao especialista que elencasse os principais erros cometidos pelas corporações na rede social mais famosa do mundo. Confira.
1) Não permitir que fãs postem na sua página. Se sua empresa quer engajamento, precisa saber o que os clientes têm a dizer.
2) Não criar uma aba customizada. É possível criar mudar completamente a aba lateral da fan page. Isso é interessante para empresas, pois dá à página uma identidade única e mais compatível com a marca.
3) Não colocar a página do Facebook no seu site. E o contrário também. O seu site e a rede social precisam estar sempre conectados.
4) Não reservar o melhor nome para o seu perfil do Facebook. Seja curto e objetivo para que o usuário lembre com mais facilidade dele. Exemplo www.facebook.com/epocanegocios.
5) Achar que os anúncios do Facebook são iguais aos de buscadores como o Google. O universo da rede social é a conexão entre amigos e interesses em comum, não o de pessoas que procuram por palavras-chaves porque estão interessadas em comprar algo.
6) Não responder comentários de forma adequada. Na rede social, é preciso ter a mesma seriedade que você teria se fosse responder a um e-mail ou atender a uma ligação no call center.
Dennis Yu cita ainda as ferramentas que podem ser interessantes para melhorar a presença da empresa no Facebook
1) Graph API, do próprio Facebook. É uma ferramenta simples que oferece um “gráfico social” representado por objetos (pessoas, fotos, eventos, páginas e tags das imagens) e pelas conexões feitas por eles (amigos em comum, conteúdos compartilhados e tags das imagens). Segundo Yu, é uma ótima solução para monitorar o que está acontecendo na fan page. “O Google Analytics não mede o que está acontecendo no Facebook, nem ferramentas pagas, como o Omniture e o Webtrends”, diz.
2) Lujure. Permite criar abas customizadas sem código.
3) AppBistro. Para encontrar rapidamente aplicações para colocar em suas páginas e melhorar o engajamento.
4) Wildfire. Sugestão para publicação simultaneamente uma campanha de marketing no Facebook, Twitter e no seu site em alguns cliques.
5) EdgeRank. Um algoritmo que faz um “ranking” dos objetos da sua página no Facebook. As páginas com mais pontos terão mais chances de aparecer no feed de notícias (coluna central da página inicial do Facebook).

FONTE: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI277755-16382,00-COMO+SUA+EMPRESA+PODE+TER+SUCESSO+NO+FACEBOOK.html

Cinco dicas para não errar na hora de buscar um aporte para sua empresa

Silvia Balieiro

 Shutterstock
Prepare-se bem para não perder o investidor
Encontrar um investidor disposto a saber mais sobre o seu negócio não é fácil. Por isso, prepare-se bem para a apresentação para não desperdiçar a oportunidade. O site da revista americana Inc. entrevistou representantes de alguns fundos para saber como eles esperam que os empreendedores se comportem durante uma reunião. As respostas foram transformadas em cinco dicas valiosas. Veja abaixo.
1. Tenha em mente que as pessoas não sabem o que a sua empresa fazO fato de receber diversas propostas de novas empresas não torna um investidor um expert em todos os setores do mercado. Por isso, seja didático na hora de explicar o que faz a sua empresa. Uma boa dica é treinar a apresentação com seus avós ou com uma criança. Se eles entenderem, os potenciais investidores também entenderão.

2. Controle o tempo
Saiba quanto tempo as pessoas têm para te ouvir e controle o tempo. Cuidado para não se perder falando de assuntos paralelos. Isso pode lhe tomar um tempo precioso.

3. Não seja rígido com a sua apresentação Se o investidor lhe perguntar algo que será dito somente no último chart da apresentação, não faça-o esperar e responda prontamente indo direto ao assunto que o interessa. Nem pense em responder “Eu explicar isso no slide 10”

4. Saiba sobre o que está falando Entenda seus número e saiba de onde eles vieram. Evite o embaraço de responder algo do tipo “Eu não sei como chegamos a esses valores. Foi meu sócio que fez os cálculos”.

5. Não tenha medo de mostrar sua vulnerabilidade
Não omita e nem tente diminuir os seus concorrentes. Isso pode prejudicar a sua credibilidade. Em vez disso, reconheça o desafio e apresente seus pontos fortes.


Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI275447-16354,00-COMO+APRESENTAR+SEU+NEGOCIO+PARA+UM+INVESTIDOR.html

Momento para MUDAR SUA CARREIRA PROFISSIONAL

Inicie uma mudança de carreira

Inicie uma mudança de carreiraPor Ian Christie, escritor convidado do Monster

A possibilidade de mudar de carreira é divertida e perigosa. Se você souber exatamente o que quer seguir, não se deixe intimidar pelos enormes desafios apresentados no processo de mudança de carreira. Aplique estas estratégias poderosas para transformar essa mudança de carreira em uma realidade.

 Determine os pontos que podem ser aproveitados

 Faça uma lista com as habilidades e experiências que você pode aproveitar em sua mudança de carreira. Veja alguns exemplos:

  •  Tipo de empresa: aproveite seu conhecimento sobre os tipos de empresa em que já trabalhou. Organizações sem fins lucrativos têm alguns pontos em comum. Isso também é válido em empresas familiares ou empresas administradas pelo proprietário e, até certo ponto, em empresas públicas.
  • Habilidades que podem ser transferidas: na maioria dos casos, as habilidades que você desenvolveu em uma carreira serão relevantes na próxima. Gerenciamento de projetos, liderança de equipes, vendas, atendimento ao cliente, recursos de análise, solução de problemas, contratação, treinamento e várias outras capacidades são habilidades comuns que podem ser transferidas.
  • Experiência: use todas as experiências de início, encerramento, fusão, lançamento de produtos ou crises corporativas pelas quais já passou como lição ao trabalhar com empresas que estão enfrentando situações parecidas.
  • Ambiente de trabalho: se você já trabalhou em um ambiente que parece uma panela de pressão, não estranhará um ambiente semelhante em outro setor. A mesma coisa acontecerá se você já lidou com sindicatos, trabalhou para empreendedores ou trabalhou sem supervisão.
  • Redes de contato: aproveite seus relacionamentos atuais para encontrar pontos de entrada em seu novo campo. Você só precisa de um tipo diferente de conversa para começar. Pergunte aos contatos o que eles fazem e quem conhecem com relação ao campo em que você deseja entrar. Siga as dicas deles e você fará progresso rapidamente.


Embase seu caso com eficiência


Verifique se você tem motivos válidos e fortes para mudar de carreira. Se você souber por que deseja fazer essa mudança e o que espera ganhar com isso, aumentará significativamente suas probabilidades de êxito. Além disso, você pode articular esses motivos para possíveis empregadores e explicar o que isso significa para eles. Os empregadores não gostam de sentir que você está fugindo de alguma coisa.

 
Encontre o ponto de entrada lógico

Geralmente, uma determinada função ou empresa servirá como uma transição natural em seu novo campo. Aumente suas chances de ser contratado usando seu conhecimento para identificar onde você pode se enquadrar melhor.

Não faça análises em excesso

Ter um sólido conhecimento de você mesmo é fundamental para administrar sua mudança de carreira, mas evite fazer análises em excesso. Você não pode só pensar em mudar de carreira; às vezes, é necessário agir.

Contate pessoas que fazem parte do campo em que pretende entrar

Quando você está mudando de carreira, seu currículo não é tão útil quanto uma ferramenta de marketing. Devido a isso, criar uma rede de relacionamentos é muito mais importante. Entre em contato com pessoas que fazem parte do campo em que você pretende entrar para confirmar seu interesse e saber mais sobre as oportunidades.

Marque sua presença

Nas entrevistas, seja um candidato marcante, falando sobre as ações que realizou e que comprovam seu comprometimento com o campo. Mostre seu conhecimento sobre o setor e mencione eventos do setor em que já participou ou associações do setor em que trabalha como voluntário. Se você tiver um blog relacionado ao setor, mencione-o também. Você pode inclusive mostrar um white paper sobre um ponto do setor que pesquisou ou um plano de negócios que demonstra o valor que você pode agregar para a organização.

 
Sua meta é fazer com que os possíveis empregadores o vejam como alguém que já está no setor e que deve permanecer, independentemente da contratação. Não deixe a impressão de que, se não for contratado, você fará outra coisa.

Trabalho extra

Uma maneira tangível de começar a mudar de carreira é conseguir um trabalho freelance ou de meio período. Esse tipo de trabalho incrementa seu currículo e permite que você tenha um primeiro contato com seu novo campo.

Etapas concretas como estas criam marcos no processo de mudança de carreira, demonstram seu comprometimento com os possíveis empregadores e validam seus planos.
FONTE: http://yahoo.carreira.monster.com.br/desenvolvimento-profissional/mudanca-de-carreira/inicie-uma-mudanca-de-carreira/article.aspx