O AFAGO À CONQUISTA!



Depois de vermos Freud com os seus Id, Ego e Superego, passando pelo behaviorismo e pelo construtivismo de Piaget, caindo na Administração Moderna em seu Endomarketing, além de outras e demais teorias, conceitos teses e afins, ainda estamos as voltas com a questão de como entusiasmar o ser produtivo em seu local de trabalho. E sou enfático: - O ser produtivo. Como gestor de Marketing Organizacional, detenho-me num pensamento fixo: Vencerão as empresas que acreditarem que toda a estratégia deve ser voltada a quem produz e consume: O Homem.

E o que move o homem, este ser produtivo, ao qual me refiro?
Muitos afirmarão usando algumas primícias das quais iniciamos nossa conversa que, a motivação humana está na qualidade de vida que as empresas podem garantir aos seus colaboradores.

Outros menos "utópicos" dirão que a mola motora da sociedade é o capital. E ao contrário de Karl Max, acreditarão que o homem se movimentará com mais ou menos esforço, de acordo com sua recompensa financeira.

E que posição devemos tomar?
Gosto de dizer que existem colaboradores amestrados e domados.
Um animal selvagem, de forma muito rara será amestrado. É necessário domá-lo, usar o "choque" como subsídio para suas ações e deixá-lo bem alimentado para que o mesmo aceite, de forma menos instintiva, os "estímulos" dados pelo chicote, não os revidando! De outra forma os animais domésticos, e desde minha infância sou admirador dos mesmos, agem pela recompensa do afago, do carinho ou ainda, por aquelas batidinhas na cabeça! Ou seja, eles se permitem o adestramento! E a comida será, assim como o elogio, aceita como mais um estímulo.

Outra pergunta, e para que servem os estranguladores e enforcadores, usados nos cães de guarda e ainda domésticos?
- Verdade, eles existem. E são usados exatamente para dá ao animal a certeza que existe algo melhor do que a dor. Ora, só os usamos quando o bicho não faz o que pedimos, de outra forma, realizado, não há dor, mas recompensa: um biscoito, um tapinha, um abraço, um carinho!

O que você vem utilizando ultimamente com sua equipe?
Você tornou-se um domador ou um amestrador?
Sua equipe precisa de muita "comida", muito choque e mesmo assim esbraveja ou urra aos seus "comandos" ou será que sua equipe consegue fazer tudo o que tem de ser feito, muitas vezes, sem nenhum "comando" e como diria Roberto Carlos, em uma das mais efêmeras metáforas que já escutei: Sua Equipe "lhe sorri latindo"?
Bem! Temos aí a diferença entre colaboradores domados e adestrados!

Vamos lembrar do behaviorismo, onde "Comportamento gera Comportamento". Você é o espelho, você é quem diz aos seus "comandados" o que você gosta de usar: choque ou afago!

Então dependo da sua escolha você terá pessoas que trabalharão simplesmente por recompensa e essas lhe exigirão muita energia para os comandar ou você terá pessoas que lhe serão sinérgicas e lhe ajudarão em sua gestão pelo simples fato de estarem motivadas.

O individuo se motiva por dois aspectos básicos, conforme a psicologia administrativa:
- Os Fatores Higiênicos que são extrínsecos ao individuou e estão relacionados ao ambiente interno, físico, tem haver com as condições de trabalho, no que tange a infra- estrutura, suporte, salários, bens sociais (plano de saúde, clube, etc.), cultura, filosofia.
Uma das formas de motivação mais desejada pelos funcionários é trabalhar numa empresa que tenha um excelente reconhecimento público. Isto chega, em alguns casos, transcender a questão salário.


Vivemos na era do conhecimento da informação e do cliente. Todos os esforços de Marketing estão voltados ao relacionamento com o cliente, de provê-lo qualidade nos produtos e serviços.

Satisfazer o público interno há muito deixou de ser uma questão "sindical" e passou a ser, antes mesmo social, moral. Da mesma maneira que uma grife empolga quem veste deve empolgar a quem a produz.

O Mix de marketing trabalha como uma via de mão dupla, tanto se volta à empresa como a seus funcionários. Fará Endomarketing a organização que trabalhe a satisfação de seu pessoal fará Marketing pessoal, aquele que se valorizar e trabalhar em prol de sua satisfação pessoal e profissional.

O Mix, teoricamente criado para a composição da marca e do produto, facilmente se adequou ao indivíduo e a empresa em suas relações.
A educação é intangível, não se compra ou troca, todos precisamos, mais geralmente nós a desprezamos. O homem ao contrário dos animais, quais usei como referência, tem o poder cognitivo, e é esse poder que temos que aprender a utilizar para sermos melhores ao ensinarmos, dando o exemplo e aprendendo sempre ao observamos os outros. Então desejo: Sucesso aos amestradores e sorte aos domadores.

Glauberto Laderlac