terça-feira, 14 de junho de 2011

OS TERMOS DO MERCADO



Que Língua é Essa?



É importante que seu negócio se posicione quanto a atuação, ou seja, se vai ter foco em B2B ou B2C ou se atuará nos dois nichos.

Tratando-se da terceira hipótese, é primordial que se defina a representatividade de cada item do Mix definindo-se a direção das ações comerciais e a formatação adequada do seu PDV e de sua força de vendas.

Vencida esta fase, é preciso mapear os prospects para que se determine o target. Diante disso é possível gerar uma perspectiva do market share, além de ajudá-lo a calcular se, o seu ticket médio, está adequado ao seu poder de competitividade.

Sua branding precisa de um bom posicionamento, por isso é importante contar com pessoas especializadas. Muitas vezes as empresas recorrem a consultorias, mas não se sentem satisfeitas com os resultados, talvez a falha tenha sido na apresentação do briefing e se esse estava fora do foco tudo mais também ficará.

Ainda neste aspecto, se a solução for alguma prata da casa, é importante verificar, se suas atribuições e remuneração estão de acordo com o mercado, senão o turn-over será inevitável e isso gerará um déficit ao projeto.

Uma das técnicas mais utilizadas como ferramenta de gestão é o Balanced Scorecard que, contempla uma visão holística da organização e envolve todo seu staff. Outra ferramenta da gestão que pode dá velocidade à suas metas é o empowerment, técnica amplamente difundida e aplicada em companhias de alta performance.

Para auxiliar a gestão, cada vez mais, as empresas estão adquirindo softwares que auxiliam na geração e vigilância dos indicadores. Os mais difundidos são os de Customer Relationship Management (CRM) e de Enterprise resource planning (ERP), inclusive, companhias mais robustas possuem ambos ou desenvolvem seus próprios sistemas. Dentro destas ferramentas é comum encontrarmos módulos voltados à excelência no atendimento ao cliente como workflow e follow-up, além do modelo de gestão de vendas em BI, ferramenta que é desenvolvida conforme os objetivos e o poder de tecnologia de cada empresa.

Na realidade o mercado nos exige um upgrade constante sobre novas práticas de gestão e tecnologia. Esta, por última, inclusive, nos exige estarmos conectados com novos equipamentos que, a cada dia diminuem de tamanho e aumentam em potencialidade, não obstante, podemos citar os tablets e os smartphones.

As empresas buscam sinergia com seus clientes internos e externos e a partir disso visam agregar lucratividade e reduzir custos. A relação entre custos e produtividade sempre foi uma incessante busca corporativa. Para isso, as organizações tentam aumentar seus spreads através de seus floats. Tal nível de operação é uma árdua missão, uma vez que, cada vez mais os produtos e serviços tornam-se commodities.

O entendimento geral deste cenário nos obriga a manter um comportamento constantemente assertivo no tocante a atualização do conhecimento de mercado.

Ao ler este artigo, você deve fazer o seguinte exercício: - Quantas palavras ou terminologias eu não conheço?

Se a resposta for acima de 05 (cinco),você possuí um grande gap de informações e isso lhe exige um update urgente.

Até 05(cinco), você está passando por um deley. Aumentando seus estudos e leitura, em um curto prazo você estará afiado novamente.

Abaixo de 05 (cinco) considere-se um bom entendedor de inglês, mas cuidado, nem sempre a tradução “ao pé da letra” lhe dará o correto significado no mundo corporativo.

O aprendizado é constante, ele jamais vai cessar. Por isso, estará fadado ao sucesso aquele que, acreditar no trabalho, insistir com criatividade e aceitar criticas.
GLAUBERTO LADERLAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário