segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A ORIGEM DA PALAVRA FEEDBACK

Eis que quero compartilhar uma metáfora bacana para que vocês entendam a origem da palavra Feedback.

“Quando o primeiro foguete foi enviado à lua, na realidade não haviam tripulantes , eram apenas o foguete, a base aqui na terra, que acompanhava todo o processo e a lua. Depois de muito preparo e testes , chega o dia da partida. A viagem levaria horas ,e era preciso garantir que o foguete cumpriria com sua missão, que era pousar na lua, pois , se algo ocorresse, milhares de doláres seriam desperdiçados.

Cientes de tal responsabilidades, os engenheiros responsáveis pelo projeto previram a necessidade de colocar no foguete um equipamento transmissor que emitiria um sinal a base de controle das coordenadas do foguete. Com isso apenas não era suficiente, planejaram que o foguete precisaria receber um sinal de confirmação de sua rota.

Assim, de tempos em tempos, o foguete emitia um sinal para a base de suas coordenadas. A base tinha a responsabilidade de interpretar esse sinal e de enviar uma confirmação para o foguete, indicando que estava no caminho correto e , se não estivesse, o sinal emitido pela base continha instrução de correção, passando, de forma precisa, em quantos graus eram necessários corrigir sua rota e em qual direção.

O foguete, ao receber esse sinal, interpretava-o e, com isso, era capaz de acionar seus mecanismos de ajustes da direção, colocando o foguete na direção correta. O interessante é que o foguete ficava no aguardo da informação vinda da torre e, enquanto a informação não vinha, independente de ser positiva, no sentido que estava no caminho correto ou da informação que era precisa a correção da rota, o foguete continuava emitindo o sinal.

Com a viagem era longa, vários sinais eram emitidos pelo foguete, interpretados pela base e reenviados para o foguete, durante toda a trajetória, até o momentos que o foguete pousasse na Lua.

A esse processo de transmissão de informação entre foguete, a base e a correção da rota foi chamado de Feedback. E foi assim que se concretizou a visão de enviar um foguete não tripulado para a Lua”.

Trazendo o Feedback para o mundo corporativo, segundo a Wikipedia, Feedback (retorno de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.

No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Processualmente, é oriundo de uma avaliação de monitoria.
Fonte: http://zona8.com.br/rh/?p=996

Nenhum comentário:

Postar um comentário