Na medida em que se amplia e se facilita o acesso à informação, cresce imensamente a possibilidade da ampliação da ignorância e da superficialidade. Precisamos, acima de tudo, atentarmos para a autoconsciência e buscar um pouco de espírito crítico.
Fico refletindo quando um amigo se queixa da imensurável quantidade de besteirol postado diariamente nas redes sociais. Sou a favor da descontração, das conversas de comadre e das brincadeiras. Entretanto, é necessário separar o Joio do trigo. Quando estamos no âmbito profissional precisamos saber selecionar, refletir sobre o que “divulgamos” e o que “compartilhamos”. Se a questão é a educação, então é fundamental a criticidade.
Muitos textos e frases são ou não dos autores a eles atribuídos nas redes sociais? O próprio Veríssimo, em entrevista à Globo News, estava “boquiaberto” pela “autoria” de tantos textos dele por ele mesmo desconhecidos. Frases feitas fazem parte do jogo social, embora às vezes pobres e sem criatividade.
As redes sociais nos levam a reencontrar e voltar a conversar com amigos de infância, da adolescência etc. Elas nos permitem recordar momentos e lembrar os aniversários de nossos amigos. Todos os dias podemos saber as novidades, conversar online ou ver as fotos de nossos amigos (antes guardadas em álbuns); comunicar eventos, comprar e vender.
É impossível não incorporar isto à nossa vida cotidiana.
Mas podemos também usar estes instrumentos para elevar nossos níveis culturais, divulgar ideias e trocar experiências. Para isso precisamos apurar nosso senso crítico no âmbito profissional. Em minha área, outro dia, fiquei angustiada com a divulgação de um vídeo sobre a educação repleto do terrível vício de linguagem do “gerundismo”, somando mais de uma dezena de “compartilhadores”!
A internet pode ser um instrumento fundamental. Precisamos ter cultura e sabedoria para usá-la para que não se torne apenas um instrumento para as futilidades nossas de cada dia. Os jovens, especialmente, devem aprender a fazer buscas e as crianças devem aguardar o tempo certo para entrar na rede.
Adriana Oliveira
adri.o.l@hotmail.com
Doutora em Educação
FONTE: http://www.opovo.com.br/app/colunas/educacao/2012/04/10/noticiaseducacao,2817238/redes-sociais.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário