quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Coisas que o Gestor é, e não sabia!


Coisas que o Gestor é, e não sabia!

Bombeiro - É aquele que surge para apagar os incêndios. Está sempre ocupado, nunca tem tempo pra nada. Geralmente tem um aspecto mal humorado e não importa como estão as coisas, para ele sempre será o caos. É inquieto e tudo é urgente. Não planeja, pois tem a certeza que sabe a solução, e de fato sabe, mas prefere remediar a prevenir.
Lavador de Roupa – Vez por outra junta a equipe e faz aquela reunião para “lavar a roupa suja”. As vezes, se faz de desapercebido, pois quer ver se as pessoas conseguem se conciliarem sozinhas, sem sua intervenção. É enérgico, quando precisa agir, escuta todas as partes, mas seu foco é deixar tudo em “panos limpos”.
Juiz – É um pouco parecido com o Lavador de Roupa, mas este arbitra sobre a situação. Nem sempre concilia e pune o culpado. Faz questão de deixar claro que sua decisão é a mais correta e que ninguém além dele está certo. É pragmático e não deixa pedra sobre pedra até condenar o culpado. Reúna suas provas, irá precisar na hora da defesa, pois com ele, contra fatos não existe argumentos.
Mãezona – Este tem a filosofia que: Nos meus filhos só quem bate sou eu! Defende sua equipe até o fim, mesmo quando estão errados. Assume até a culpa, se for preciso, mas ninguém grita com seus meninos. Muito enfático e enérgico em suas ações faz questão de deixar claro quem manda. Suas punições são verdadeiros castigos, e como toda mãe, tem suas preferências, mas morre negando que tem e garante que ama todos por igual.
Aconselhador Matrimonial – Nem um assunto passa sem que ele não tenha conhecimento. É afável e conversa manso com todos. Escuta tudo de todo mundo e sempre tem um conselho. É romântico, as vezes apela para o lado religioso, prega a conciliação para resolver tudo, e tenta convencer que todos devem ceder para um bem comum. Tem uma tendência e misturar pessoal com profissional e sempre tem um umbro amigo para enxugar as lágrimas, lamúrias e demais chororós.
Delegado – É um investigador nato. Não se preocupe, quando você chegar com a queixa, ele já sabe quem é o culpado e qual foi o Modus operandi da ação. Vive armado e todo mundo é culpado até que se prove o contrário. Deixa claro que, a punição não é ele quem dar, ele apenas cumpre a lei (as regras da empresa). E lógico, como todo delegado, sempre encaminha o inquérito (o problema) para uma instância superior.
O contador de histórias – Ah, a propósito, parafraseando Roberto Carlos: - Esse Cara sou Eu!
Glauberto Laderlac – dezembro de 2012.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CONTRATO DE EXPERIÊNCIA - COMO REGISTRAR NA CARTEIRA ?







Muitos profissionais e principalmente os jovens estão ingressando, a cada dia, no mercado de trabalho. Muito poucos, entretanto conhecem seus direitos garantidos pela legislação trabalhista. De uma maneira simples e direta siga as dicas abaixo: 
1 – O contrato de experiência de trabalho tem prazo determinado(Lei 445 da CLT).
2 - Não pode ser superior a 90 dias corridos, incluindo a contagem do dia 31.
3 - Só poderá ter uma prorrogação sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.
4 – Pode compreender vários períodos(30, 45, 60 dias) podendo ser renovado uma única vez, desde que a soma dos períodos não seja superior ao prazo máximo de 90 dias.
5 – É obrigatório o registro na carteira de trabalho e Previdência Social do funcionário até 48 horas após a contratação.
6 – Deve ser anotado na carteira de trabalho onde diz “Contrato de trabalho” e “Anotações Gerais” da seguinte maneira: Conforme documento em poder da empresa, o portador assinou contrato experimental de (.....)dias, com vigência no período de ...../...../..... `a ...../...../..... Completado o prazo de experiência, o contrato de trabalho passa a ser, automaticamente definitivo e de prazo indeterminado.
7 – A empresa poderá demitir o funcionário até o último dia previsto para o término do contrato. Se demitir no último dia fica dispensada de pagar a multa rescisória do FGTS e o aviso prévio. Entra no acerto os dias trabalhados e o décimo terceiro salário proporcional ao tempo trabalhado.
8 – Se a demissão ocorrer sem justa causa antes do final do período de experiência , a empresa deverá pagar metade do valor previsto que o trabalhador receberia até o final do contrato de experiência.
9 – Alguns contratos possuem cláusulas que permite a rescisão antecipada. Nestes casos terá que pagar aviso prévio, décimo terceiro salário proporcional, fundo de garantia acrescido de 40% conforme artigo 479 da CLT.
10 – A rescisão contratual deverá ser paga no dia útil imediato ao término do contrato. Caso contrário a empresa terá que pagar multa equivalente ao salário do empregado.
11 – O trabalhador se desejar sair da empresa, deve aguardar até o final do término previsto no contrato. Neste caso não terá que cumprir aviso prévio e receberá, os dias trabalhados e o décimo terceiro salário proporcional. Se pedir para sair antes do término previsto, ele estará sujeito a mesma regra do empregador, devendo pagar 50% dos dias que faltarem para o término do contrato. O valor será descontado dos dias trabalhados e do décimo terceiro salário proporcional(Artigo 481 da CLT).
12 – Auxilio doença. Ficando afastado por problemas de saúde, recebendo o auxílio doença previdenciário, terá seu contrato suspenso e considerado em licença não remunerada. A partir do décimo sexto dia de afastamento, passa a receber o benefício da Previdência Social. Os quinze primeiros dias de afastamento são pagos pelo empregador e este período é considerado como interrupção do contrato de trabalho.
Conclusão: O contrato de experiência é o período em que tanto a empresa quanto o trabalhador estarão se observando para verificar se tem condições de trabalharem juntos, atendendo as necessidades de ambos. Os trabalhadores precisam demonstrar interesse conhecimento e agilidade para realizar as tarefas. A empresa deverá ter todas as condições para treiná-lo e proporcionar o melhor ambiente de trabalho possível. Os advogados trabalhistas são os profissionais habilitados para prestar assistência sobre este assunto, a quem desejar.

FONTE: http://www.viveresaber.com.br/vs/index.php/formacao-profissional/237-contrato-de-experiencia-direitos-do-trabalhador-

DESENVOLVA UMA DINÂMICA DE GRUPO NO MARKETING MULTINÍVEL


Como criar uma dinâmica em qualquer organização

por Chris Chambless, Co-Fundador, CMO, Ambit Energia


Momentum, ou The Big Mo, como é freqüentemente chamada, é uma coisa poderosa. Ele pode criar enorme crescimento, as vendas incríveis e um elevador tremenda em sua contratação. Mas como você criá-lo? A maioria dos livros recentes sobre o assunto do momento tratá-lo como uma criatura indescritível, quase mítico que só alguns têm o privilégio de ver. Muitos em nossa indústria agora considerá-lo como o domínio exclusivo de startups e novos empreendimentos. Mas o momento é nem exótico nem propriedade do empreendimento de venda próximo novo direta. Impulso é simplesmente o efeito do composto de um plano executado ao longo de um período de tempo, e nada mais. Ela pode ser alcançada por qualquer organismo, mas ele deve ser criado intencionalmente.
Na Energia Ambit, temos conseguido uma enorme dinamismo desde o lançamento em 2006, culminando no nosso reconhecimento pela revista Inc. como a empresa de crescimento mais rápido privado nos Estados Unidos em 2009. Enquanto recebe esta honra de repente, levantou o nosso nível de visibilidade dentro da indústria de venda direta e de todo o país, não foi uma surpresa para a nossa equipa de gestão. Criando movimento na Ambit foi e continua sendo a nossa intenção.
Em 2010, um ano depois que ficou no topo da Inc. 500, continuamos nosso cliente recorde e crescimento consultor. E no primeiro trimestre de 2011, esperamos quebrar marca do ano passado para ambos. Isso não aconteceu porque Ambit é uma startup.Temos força porque temos consistentemente executado um plano de sete passos intencional para criá-lo, e nós permanecemos fiéis a esse plano por quase cinco anos. Siga este plano, e você vai criar um impulso na sua empresa, também.

Primeiro Passo: Definir Momentum por configuração e redefinindo as metas fundamentais

Isso parece tão óbvio, mas muitas empresas não conseguem definir especificamente o que é que eles estão tentando criar. Ou pior, eles não conseguem redefinir novas metas depois de seus objetivos iniciais sejam alcançados. Desenvolver a disciplina de definir e redefinir metas é crucial. A chave para uma dinâmica duradoura está construindo em sucessos anteriores, continuando a pressionar por ganhos incrementais durante um período de tempo definido. Não há outra maneira de fazê-lo.
Nos primeiros dias de Ambit, definimos duas métricas-chave que se concentrariam em: médias alvo diário de matrículas de novos clientes e uma média diária de matrículas alvejado novo distribuidor. Cada decisão, já que foi visto através da lente de se é ou não irá mover-nos em direção a esses dois objetivos. Cinco anos depois, continuamos a estabelecer novas metas como eles são atingidos, mas os objetivos continuam os mesmos. Esta consistência mantém toda a organização focada no que é mais importante para o nosso negócio.

Etapa dois: alinhar os incentivos para cada distribuidor, com metas da empresa

Comportamento que é recompensado é repetido. Comportamento que não é recompensado é extinto. Portanto, é fundamental que os programas de incentivo premiar os seus distribuidores para o comportamento que irá produzir os resultados que estão orientados. Líderes para cima e para baixo da linha deve ser focada em produzir os mesmos resultados.
Ao contrário de muitos de nossos colegas da indústria, Ambit não vende um produto. Nós vendemos electricidade e do gás natural.E enquanto nós amamos a natureza à prova de recessão dos serviços que oferecemos, não podemos confiar em lançamentos de novos produtos ou sazonal para fornecer novos incentivos para o nosso canal durante o ano. Nós escolher em vez de alinhar o nosso canal inteiro com promoções mensais destinados a recompensar todos quando um novo distribuidor atinge metas de estiramento para a recolha de cliente e recrutar pessoal em seus primeiros 28 dias. Por padrão, todos em linha ascendente um novo distribuidor é focada em seu sucesso inicial.

Terceiro passo: Inclua Líderes campo chave no planejamento

Nada gera trabalho em equipe mais rápido do que inclusive os líderes do campo de topo no processo de planejamento, e nada produz mais ressentimento do que deixá-los de fora da conversa. Criar um local, especialmente no início do processo, para comunicar os objetivos da empresa a seus líderes de campo superior e para solicitar o seu feedback de como esses objetivos podem ser alcançados. Se você usar toda ou qualquer de suas idéias é menos importante do que o que lhes permite ser parte do processo.
No âmbito, temos um pequeno grupo que chamamos de nosso Conselho de Liderança Co-Fundador. Este grupo reúne-se trimestralmente com a nossa equipe executiva para discutir nossos objetivos e nosso progresso em direção a eles. A percepção é de valor inestimável, e isso cria uma atmosfera de prestação de contas entre os nossos líderes.

Passo Quatro: Elimine desculpas para o fracasso

Com metas definidas, um plano de incentivo desenvolvido e buy-in a partir das sucedidos, a implementação começa. Este é o lugar onde o plano se move desde a fase de idéia para a fase realidade, marcada por feedback em tempo real a partir de seus distribuidores. É importante avaliar feedback inicial para determinar o que válidos, obstáculos imprevistos pode estar bloqueando o progresso. Uma chamada de conferência quinzenal é uma ótima ferramenta para aprender isso em tempo real.
Ao Ambit, temos uma chamada quinzenal com um grupo mais amplo de nossos líderes para determinar o que podemos oferecer para ajudá-los a executar. Em muitos casos, uma modificação na regra nova ferramenta ou negócio pode remover um obstáculo e, por sua vez, uma desculpa para o fracasso.

Quinto passo: cumprir o prometido

Nada mata progresso mais rápido do que a má execução. O que quer que sua empresa desenvolve programas para apoiar seu plano, entregá-los a tempo e entregá-los sem erros ou falhas. Os distribuidores minutos ter de reorientar seus esforços para ajudar a empresa a identificar e resolver falhas técnicas, gotas de momentum e desaparece de confiança. Planejar, definir suas regras de negócio completamente e tempo do orçamento para testar antes de lançar uma nova ferramenta ou aprimoramento do sistema.
Temos um departamento de TI excepcional a Ambit, mas temos também desenvolvido na disciplina de ter certeza que as nossas regras de negócio são claramente definidos e as nossas prioridades são continuamente avaliados para garantir que os projetos mais importantes estão recebendo os recursos de que necessitam. Com suporte de TI impecável permite aos nossos distribuidores para se concentrar no que eles precisam fazer, a fim de aumentar seus negócios e que produz uma cultura de confiança, que acelera o impulso.

Sexto passo: Fique Ligado Emocionalmente

Manter os esforços de uma equipe de vendas grande ao longo do tempo requer mais do que incentivos monetários. Ele requer emoção e entusiasmo. Os distribuidores devem ser continuamente certeza de que a empresa valoriza o seu trabalho e as compreende. As empresas devem permanecer emocionalmente ligado à sua força de vendas para criar uma dinâmica sustentada.
No Ambit, nossos programas de incentivos anuais são sempre apoiados por uma série de eventos ao vivo, teleconferências e outras oportunidades para reconhecer realizações individuais e permitir que os executivos da empresa pessoalmente conectar com nossos distribuidores. Vê-los nos dá uma carga, que por sua vez carrega-los e os mantém motivados para continuar.

Passo Sete: Segure High Standards

Finalmente, mantenha seus distribuidores com elevados padrões de comportamento ético. Não tolerar o mau comportamento que pode comprometer a integridade de sua marca e de motivar os distribuidores que estão fazendo as coisas da maneira certa. Um plano bem concebido para fornecer ricos, de incentivos orientados muitas vezes cria a tentação por alguns atalhos tentativa.Tolerando esse comportamento vai produzir mais do mesmo e no final vai expulsar produtores reais, que se ressentem da injustiça.
Quando fundamos Ambit Energia quase cinco anos atrás, a nossa primeira decisão era para ser o melhor, fornecedor de energia mais respeitada de varejo no país. Mesmo que nós nos tornamos a empresa de crescimento mais rápido na América privado, não era nosso objetivo. Dissemos a nossos distribuidores fundadores que nós nunca sacrificaria a nossa integridade para o crescimento. E nós temos repetido que a mensagem de forma consistente desde o dia do nosso lançamento.
Como resultado, temos atraído pessoas de destaque e criou uma cultura de desempenho que recompensa o trabalho duro realizado com padrões elevados. Nosso plano para criar e construir o impulso continua a trabalhar com resultados surpreendentes. Mas isso nunca poderia ter acontecido sem os altos padrões de conduta que esperamos de nós mesmos e exigir dos nossos distribuidores. Este plano irá trabalhar para sua empresa também. Mas pular Passo Sete, e seu impulso será de curta duração.

Chris Chambless é o co-fundador  e CMO da Ambit Energia

FONTE: http://directsellingnews.com/index.php/view/how_to_create_momentum_in_any_organization#.UL0EBeSAAzc

Dicas para sua marca nas redes sociais




7 estratégias inteligentes usadas por pequenas empresas para divulgar suas marcas em redes sociais e sites de buscas

Bruno Vieira Feijó e Maurício Oliveira, da  
Daniela Toviansky
Lucy Onodera, da Onodera
Lucy Onodera, da Onodera: Dez por cento das receitas vêm de clientes que clicam em links patrocinados
São Paulo - Já foi o tempo em que investir em links patrocinados no Google era a única alternativa à disposição das pequenas e médias empresas para anunciar produtos e serviços na internet. Nos últimos anos, a popularização de redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Foursquare, abriu novos espaços para a comunicação direta com potenciais consumidores.
De acordo com dados da comScore - consultoria americana que pesquisa a audiência na internet -, as mídias sociais atualmente absorvem 70% do tempo que os internautas brasileiros passam conectados, hoje em torno de 42 horas mensais, em média.
O desafio para as empresas agora é descobrir como chamar a atenção dos internautas nos momentos em que eles trocam fotos das férias, conversam com os amigos, contam piadas, compartilham vídeos ou publicam posts reclamando de outras empresas.
"É preciso ter muito tato para passar a mensagem correta sem parecer um chato intrometido", diz Leandro Kenski, diretor da Media Factory, consultoria paulista de marketing digital. "Existem anúncios que acabam sendo desastrosos de tão invasivos. É como se os vendedores de uma empresa interrompessem um bate-papo no bar para oferecer uma geladeira."
FONTE: http://exame.abril.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

RECRUTAMENTO - DIFICULDADE DO MERCADO

Está ficando cada dia mais difícil recrutar pessoas qualificadas no mercado de trabalho. Essa dificuldade já não está mais restrita a um setor de atividade, mas permeia por todos eles indistintamente. No Brasil, devido ao crescimento da economia nos últimos anos e, por consequência disso, da redução da taxa de desemprego (atualmente por volta dos 6%), podemos afirmar que hoje em dia o rabo é de quem está correndo atrás do cachorro.

Esse crescimento brasileiro tem agravado a falta de mão de obra qualificada. Hoje existem muitas oportunidades de emprego para quem está procurando uma vaga no mercado de trabalho. Mas aí reside um perigo muito grande, que é a falta de qualificação dessas pessoas. Infelizmente o mercado de trabalho está cheio de profissionais diplomados e de baixa qualidade.

Isso se deve e muito ao baixo nível de ensino não só nas escolas de ensino médio, mas, também, nas de ensino superior que não preparam essas pessoas para enfrentar o mercado de trabalho. A proliferação de faculdades de baixo nível é algo assustador e isso pode ser constatado não só por exames que reprovam até 90% dos candidatos (caso do exame da OAB), como também pelos textos que se leem e onde se constata que a maioria mal sabe escrever e concatenar ideias. O nível de conhecimento de todos esses alunos vem caindo ano após ano e não se vê perspectivas de melhora no curto prazo. Para que haja essa melhora é preciso que todos, autoridades governamentais, professores, pais e os próprios alunos se conscientizem dessa necessidade de mudança.
Essa geração atual, que está vivendo e sendo criada em um ambiente tecnológico de ponta, não se utiliza de todo esse ferramental para o aprendizado, muito em função também do despreparo de quem tem a incumbência do ensino. Infelizmente a grande maioria dos professores está muito pouco familiarizada com essas novas tecnologias e o quanto elas podem ser úteis no auxílio à formação dos alunos.
Em função da escassez dessa mão de obra qualificada, para se conseguir um empregado de nível razoável, as empresas têm que fazer um esforço muito grande para tirá-lo da empresa em que ele está trabalhando e, também, oferecer muito mais benefícios do que aqueles que ele já tem.
Mas o que muitas vezes acontece, depois de um exaustivo processo de seleção e escolhido o candidato considerado ideal para a posição, esse empregado ao pedir demissão recebe da empresa atual uma oferta para continuar na empresa. É somente nesse momento que as empresas percebem a importância e a necessidade de se manter um bom funcionário do que começar a “via crucis” para a reposição. No entanto, o que é mais comum de se acontecer na hora de recrutar, é que nem nessa fase se chega, pois logo de início, ao se aplicar um mero teste de conhecimento sobre a área de trabalho, o que se vê, lamentavelmente, é um resultado sofrível. E muitas vezes esse candidato, não qualificado, deseja ganhar mais do que a empresa está disposta a pagar para esse cargo, o que em muitos casos é mais do que ganha um funcionário já qualificado, dessa mesma empresa.

A solução encontrada por muitas empresas, para reduzir esse problema, tem sido a contratação de pessoas com potencial, mas sem qualquer experiência, para treiná-las e capacitá-las através de cursos que sejam moldados à sua necessidade.
Pode-se afirmar com certeza que a seleção adequada de pessoas depende o sucesso ou fracasso de um empreendimento empresarial. O recrutamento e a seleção de pessoas são partes críticas da área de Recursos Humanos, pois o recrutamento custa muito caro para a empresa, mas a correção de eventuais erros cometidos nesse processo pode custar muito mais.
Tudo o que foi dito acima se aplica totalmente para o mercado de distribuição de produtos e serviços de TI. Nada é diferente. Os desafios e as dificuldades sempre foram e serão os mesmos. A distribuição de TI também enfrenta uma dificuldade que é a profissionalização do setor. A dificuldade para se encontrar gente especializada em TI, talvez seja bem maior que em outros setores, pois para muitas funções não existem cursos para a formação de mão de obra necessária. Isso acaba levando as empresas a investir na formação dessas pessoas, porém correndo um risco real de perdê-las, às vezes em troca de um salário maior, às vezes em troca de uma perspectiva futura melhor.
Acreditamos que com o crescimento da economia nos próximos anos, o grande desafio das áreas de RH das empresas não será somente o de recrutar pessoas qualificadas e capacitadas, mas principalmente o desafio de reter as mesmas na organização.

FONTE:  http://www.tiespecialistas.com.br/2012/09/a-dificil-arte-de-recrutar-no-mercado-de-trabalho/

MOMENTO DE RECEBER O 13º:

Conhecida como décimo terceiro salário, a gratificação de Natal foi instituída no Brasil pela Lei 4.090, de 13/07/1962, e garante que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.
Para saber o valor correto, basta dividir o salário por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados no ano. Assim, se um trabalhador foi contratado no dia 10 de maio, ele terá direito a 8/12 do salário como 13º.
Quando receber ?
A primeira parcela corresponde à metade do 13º e não tem descontos. Esse pagamento deve ser feito, todos os anos, até o dia 30 de novembro. Na segunda parcela, que deve ser paga até o dia 20 de dezembro, incidem os descontos previdenciário e de Imposto de Renda, se houver. Haverá isenção de IR se o valor integral do 13º salário for igual ou menor que R$ 1.566,61.


Dicas de como usar bem o seu 13º salário :
O importante é não se empolgar com os gastos e colocar na ponta do lápis todas as despesas que sua família terá. Só assim você pode garantir as finanças em dia e comemorar, tranquilamente, a chegada de 2010.
- Antes de ir direto para a primeira loja e gastar tudo com os presentes de Natal, livre-se das dívidas, principalmente com cartão de crédito ou cheque especial.
- Segredo dos economistas: reserve apenas 30% do 13º salário para os presentes.
- Uma outra parte desse benefício deve ser usada para as dívidas fixas de janeiro, como rematrícula, material escolar e uniforme das crianças.
- Sabe aquela crença popular “pechinche sempre”? Os especialistas garantem que ela deve ser usada sempre porque pode garantir um bom desconto. E fuja da tentação de comprar o presente do seu filho parcelado. Prefira sempre o pagamento à vista.
- Se os presentes e as contas de janeiro já seriam pagos com sua renda mensal, aproveite o 13º para poupar em fundos de renda fixa, CDB ou na poupança.

FONTE:http://mundoconectado.net/noticias/calcule-seu-13%C2%BA-salario/

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Trabalho Temporário: lei, direitos, contrato e classificados

Você é trabalhador temporário? Sabe quais são seus direitos e deveres dentro desta forma de ganhar seu dinheiro? Pois então vamos saber quais são seus direitos para que você possa respeitar seus deverem para, quem sabe, conseguir se efetivar na empresa daqui algum tempo.
 
Trabalho temporário é aquele onde o empregado presta serviço para suprir a necessidade da empresa por determinado período, como exemplo em caso de licença maternidade. O fim de ano também é um bom período para conseguir trabalho temporário, o comércio fica a todo vapor com as compras de Natal e necessita de uma demanda maior de funcionários. O trabalho temporário acaba sendo uma possibilidade de conseguir emprego, já que bons funcionários temporários acabam sendo contratados efetivamente.

Direitos e deveres

Mas você que pretende se candidatar a esse cargo temporário, tem que estar bem informado sobre seus direitos não é mesmo? Por exemplo, o trabalhador temporário tem direito a remuneração correspondente a dos funcionários da mesma categoria. A jornada de trabalho também deve ser igual, 8 horas diárias com 20% de acréscimo em caso de horas extras. Assim como os demais direitos: repouso semanal remunerado, adicional noturno, gratificação de natal, benefícios da previdência, FGTS e seguro de acidentes.
Em caso do trabalhador temporário vir a pedir demissão, ele só terá direito ao salário mensal, férias proporcionais com adicional de 1/3, e 13º salário proporcional. Com relação ao seguro desemprego, sabe-se que não há uma legislação especifica que determine o pagamento do mesmo para funcionários temporários, então o melhor nesses casos é procurar orientação diretamente nos órgãos responsáveis.

Contrato de trabalho temporário

O contrato temporário não deverá exceder o período de três meses. Porém poderá ser estendido uma única vez por igual período desde que estejam devidamente justificadas como prevê o Ministério do Trabalho.
Deve-se também, obrigatoriamente, existir um contrato firmado por escrito com assinatura de ambas as partes, assim como no contrato de experiência, além de cumprir as devidas anotações na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) na condição de trabalhador temporário e estar atento a todas as normas do Ministério do Trabalho para deslizes não venham a prejudicar o andamento da empresa futuramente. Visto que o empregado sentindo-se prejudicado, pode abrir uma ação trabalhista e gerar problemas ao empregador. A empresa contratante também deve ficar atenta as normas que regulamentam esse tipo de serviço. Ela não deve contratar estrangeiros com visto provisório, por exemplo.

Normas e regras

Cumprir as normas que a lei determina além de evitar problemas, mostra aos funcionários a preocupação do empregador para com ele, incentivando-o. O trabalho temporário é uma ótima oportunidade que deve ser bem aproveitada pelos funcionários que conseguirem uma vaga. Se o trabalhador temporário visa uma efetivação, devem ficar atento as normas da empresa e zelar para que elas sejam devidamente cumpridas.
Atrasos, por exemplo, é umas das coisas que só deve ocorrer se houver um bom motivo pra isso. Fofocas, comentários maldosos ou reclamações sobre o salário com outros funcionários da empresa, também podem chegar ao ouvido do empregador, que certamente não gostará nada de ouvir. Empenho, discrição e senso de oportunidade, é tudo que você precisa para que futuramente possa ser efetivado.

 

CÁLCULO DO SEGURO-DESEMPREGO

CLIQUE NO LINK ABAIXO E REALIZE O
CÁLCULO DAS PARCELAS DE SEU SEGURO-DESEMPREGO
Entenda o benefício

é devido a todo trabalhador dispensado sem justa causa que comprovar:

  • haver recebido salários consecutivos nos últimos 06 (seis) meses; haver trabalhado pelo menos 06 (seis) meses nos últimos 36 (trinta e seis) meses; não estar recebendo nenhum benefício da Previdência Social de prestação continuada, exceto auxílio-acidente ou pensão por morte. não possuir renda própria para o seu sustento próprio e de seus familiares.
Para o recebimento de seguro-desemprego é considerado:
  • dispensa sem justa causa: a que ocorre contra a vontade do trabalhador; dispensa indireta: a que ocorre quando o empregado solicita judicialmente a dispensa do trabalho, alegando que o empregador não está cumprindo as disposições do contrato; salário: contraprestação paga diretamente pelo empregador ao trabalhador; considera-se salário qualquer fração superior ou igual à remuneração de um dia de trabalho no mês; remuneração: salário-base acrescidas das vantagens pessoais;
a remuneração compreende:
  • a) salário-base; b) adicional de insalubridade; c) adicional de periculosidade; d) adicional noturno; e) adicional de transferência, nunca inferior a 25% do salário que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação; f) anuênios, biênios, triênios, qüinqüênios e decênios; g) comissões e gratificações; h) descanso semanal remunerado; i) diárias para viagens em valor superior a cinqüenta por cento do salário; j) horas extras, segundo sua habitualidade; l) prêmios, pagos em caráter de habitualidade; m) prestação in natura.

Como receber o Seguro desemprego:

  • Ao ser dispensado sem justa causa, o trabalhador receberá do empregador o formulário próprio "Comunicação de Dispensa, em duas vias, devidamente preenchido. No prazo de 07 (sete) a 120 (cento e vinte) dias, contados a partir da data de sua dispensa, o trabalhador deverá dirigir-se a um Posto do Ministério do Trabalho e Emprego: DRT - Delegacias Regionais do Trabalho; SDT - Subdelegacias do Trabalho; PRT - Postos Regionais do Trabalho; PLT - Postos Locais do Trabalho; Postos Estaduais do SINE - Sistema Nacional de Emprego ou Entidades Sindicais cadastradas pelo MTE
    Além do formulário de "Comunicação de Dispensa" o trabalhador deverá levar os seguintes documentos:
    Carteira de Trabalho e Previdência Social; Cartão do PIS/PASEP ou extrato atualizado; Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho - TRCT - devidamente quitado; Comprovante de recebimento do FGTS; 02 (dois) últimos contracheques; Sentença judicial ou homologação de acordo (para trabalhadores com ação reclamatória trabalhista); Carteira de Identidade.
Quantidade de parcelas do Seguro desemprego:
  • O trabalhador poderá receber até cinco parcelas do benefício, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de dezesseis meses, sendo: três parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo seis meses e no máximo onze meses, nos últimos trinta e seis meses; quatro parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo doze meses e no máximo 23 meses, nos últimos 36 meses; cinco parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 24 meses, nos últimos 36 meses. Período aquisitivo é o limite de tempo que estabelece a carência para recebimento do benefício. A partir da data da última dispensa que habilitar o trabalhador a receber o Seguro-Desemprego, deve-se contar os dezesseis meses que compõem o período aquisitivo.

    Para maiores dúvidas e esclarecimentos, consulte informações detalhadas no site do ministério do trabalho Fonte:
    www.mte.gov.br - Ministério do Trabalho

domingo, 30 de setembro de 2012

SER MÃE E AINDA TRABALHAR FORA....

Psicóloga fala do impacto na vida dos filhos quando a mulher não abre mão da carreira

 
 
 
Quem precisa conciliar as missões de ser mãe, profissional, esposa, amiga, filha, e tantos outros papéis ao mesmo tempo, sabe que essa não é das tarefas mais fáceis. Para ajudar essas mulheres a entenderem o que se passa na cabeça dos filhos que precisam compartilhar a mãe com tantas outras funções, a psicóloga Cecília Russo Troiano lançou o livro Aprendiz de equilibrista: Como ensinar os filhos a conciliar família e carreira.

Nessa conversa com o Portal EcoD, Cecília desmistificou alguns questionamentos comuns às “mulheres equilibristas” e falou sobre os impactos desse estilo de vida no futuro dos filhos.
O livro surgiu de uma pesquisa feita pela psicóloga, escritora e mãe de dois adolescentes com 500 crianças e jovens, de seis a 22 anos, sendo metade filhos de mães que trabalham e metade de mães que não trabalham fora, da classe AB, na cidade de São Paulo. A pesquisa combinou análises qualitativas e quantitativas, além de entrevistas com diversos profissionais que se relacionam direta e indiretamente com esses jovens, como pediatras, professoras e terapeutas.
Segundo Cecília, que também é diretora-geral e sócia do Grupo Troiano de Branding e autora do livro Vida de Equilibrista: dores e delícias da mãe que trabalha, o projeto mostra, pela primeira vez na literatura brasileira, o olhar dos filhos sobre o fenômeno social da entrada maciça das mulheres no mercado de trabalho.
 
Portal EcoDesenvolvimento.org: As crianças de hoje são mais maduras?
 
Cecília Russo Troiano: Certamente as crianças de hoje têm muito mais estímulos, dentro e fora de casa. A consequência é uma visão mais completa do mundo, o que leva à maturidade. Por outro lado, há a superproteção dos pais e o confinamento dos filhos em casa (medo, violência, vida em apartamentos, etc.). Isso, ao contrário, fecha os horizontes. Mas, apesar disso, certamente as crianças hoje são mais antenadas.
Qual a imagem que essa geração tem da mãe?
Veem a mãe como uma verdadeira equilibrista – a CEO da casa. Ela ainda é vista como a que cuida da casa e da família, mas também aquela que sai para trabalhar, paga contas, etc. É com essa referência que nossos filhos estão sendo educados. Por isso, chamo essa geração de “aprendiz de equilibrista”.
 
E do pai?
O pai também vem sendo visto de forma mais abrangente, deixando de ser apenas o provedor. O pai brinca, vai ao supermercado, é carinhoso. Enfim, mãe e pai são mais completos.
 
Como a senhora explicaria essa mudança ao longo das gerações?
 
Creio ser a própria transformação dos papéis de homem e mulher, movimento este que está bem acelerado desde a década de 1970. É uma geração que está crescendo com essa nova dinâmica familiar.
As mães ainda sentem muita culpa em deixar os filhos para irem trabalhar?
 
A culpa ainda atormenta demais as mulheres. É o subproduto da vida de equilibrista. Mães, em maior ou menor intensidade, quase sempre têm culpa. Culpa de não estar o tempo todo com os filhos, de se ausentar de algum evento da escola, etc. Eu digo que a culpa já vem instalada na maternidade, como um “chip”.
 
A pesquisa revela que pais cujas esposas não trabalham fora geram mais orgulho nos filhos do que pais que dividem o sustento da família com a mulher. Como a senhora explicaria isso?
 
Quando a mãe não trabalha, o sustento da família fica apenas com o pai. Ele é a figura forte, o alicerce da família em termos materiais. Isto é grande fonte de orgulho para os filhos. Já quando os pais dividem essa responsabilidade com a mãe, do sustento material, ele, em certa medida “perde” espaço, poder, e com isso há uma “queda” do orgulho dos filhos em relação a ele. Afinal, ele não está mais sozinho nessa função.
 
Outra coisa marcante foi que a felicidade dos filhos não varia de acordo com a opção da mãe. Porém, mesmo lendo essa pesquisa, muitas mães ainda vão ficar temerosas de deixar os filhos. O que diria para elas?
 
Sim, é verdade. Filhos estão bem se a escolha da mãe é bem resolvida. Se essa mãe está bem resolvida. Por isso, indico para as mães fazerem a escolha que seja melhor para elas, que façam uma análise para essa tomada de decisão, trabalhar ou não fora. Uma decisão segura gerará filhos bem resolvidos com a opção da mãe. O inverso é desastroso.
 
Na geração dos pais, almejava-se a conquista, o poder e o acúmulo de bens. Já essa geração Y (jovens da atualidade) briga por satisfação no trabalho e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Como o modelo de equilibrista que essas mães estão passando para seus filhos pode influenciar nas futuras decisões deles, levando-se em consideração essa busca por mais qualidade de vida?
 
Acho que o modelo vivido hoje por pais e mães é mais um estímulo para essa geração buscar maior qualidade de vida, um equilíbrio. Os pais estão sobrecarregados, cansados. Os filhos vislumbram abrir mão de algumas coisas, construir um modelo mais equilibrado, rever a questão da culpa, buscar momentos de lazer. Enfim, será um novo modelo equilibrista, aos moldes dessa geração.
 
Que tipo de pais e mães serão essas crianças?
Certamente serão casais que equilibrarão mais os papéis, de verdade. Mas serão pais também como os atuais – com medos e expectativas em relação aos filhos, apesar de todas as mudanças. Seguirão sendo pessoas com emoções. Isto é, serão diferentes e parecidos ao mesmo tempo.
 
 
Por fim, quais dicas a senhora daria para as mães que precisam trabalhar fora, mas não querem deixar de dar a melhor criação para seus filhos?
 
 
Acreditar que seu trabalho não prejudica os filhos, se ela souber dar atenção e amor nas horas possíveis para ela, refletir bastante antes de tomar a decisão de trabalhar ou não, acreditar que os filhos se adaptam bem à escolha da mãe, deixar de querer ser perfeita em tudo, ser supermulher, e dividir tarefas com o marido e outras pessoas que possam apoiá-la.
 
FONTE: Portal EcoDesenvolvimento.org

FUTURO - SAIBA COMO ESCOLHER A EMPRESA CERTA!


 
Apesar do negócio de Marketing De Rede ter oportunidades muito boas e as perspectivas de crescimento e sucesso, no entanto as estatísticas revelam que a maioria das pessoas que entram neste empreendimento encontram obstáculos.

Um estudo revela que quase 85 por cento das empresas Marketing De Rede falham dentro dos primeiros 18 meses.

Daí para uma pessoa é essencialmente vital começar este negócio de forma prudente.

Listadas a seguir estão algumas diretrizes a seguir:

Etapa I: Investigar a Empresa

É fundamental para o sucesso de um marqueteiro participar de uma empresa que é viável entrar.
Aqui estão alguns pontos a considerar:
Comece com uma empresa com muita experiência:
Para entrar em Marketing Multinível, geralmente é aconselhável começar com uma empresa bem experiente que tem estado no negócio, pelo menos, há três anos ou mais.

A razão por trás é que a própria empresa já ultrapassou a fase de sobrevivência inicial e agora deve estar no estágio de crescimento aumentando suas chances de sucesso como distribuidor.

Escolha um membro da associação de vendas diretas:
O ideal para participar de uma empresa é que ela seja que é membro de um escritório de negócios ou registradas na Associação de Vendas Diretas.
Isto não só assegura a confiabilidade da empresa, mas você também pode fazer as suas queixas a essas organizações em relação a qualquer conduta imprópria da empresa.

Investigue os registros da empresa

É essencialmente importante olhar para a empresa, e ver como ela faz negócios.
Está em terrenos éticos?
Confira o seu histórico.
Descobra se ela tem um histórico estável e identifique se os valores da empresa combinam com os seus.
Isto é essencialmente importante para a presença a longo prazo na indústria do Marketing Multinível.

Etapa II: investigar o produto:
Juntamente com a identificação de uma empresa boa também é muito importante saber sobre o produto que você tem para o mercado.
Lembre-se de que o seu sucesso como um distribuidor de Multinível em última análise, depende da venda do produto que você está oferecendo.
Aqui estão algumas perguntas para investigar:
 
O produto no mercado?
Como distribuidor, é importante pegar um produto que é altamente comercializável e que tem boa qualidade e recursos através do qual você pode promover vendas.
Além disso, a fim de vender produtos você precisa saber as suas características.
Às vezes, é essencialmente importante ter conhecimentos suficientes de forma a você os poder comercializar.

Por exemplo, se você está vendendo um software de computador então você deve ter bom conhecimento da tecnologia.
Por isso antes de pegar uma empresa de um marketeiro deve avaliar estas questões.

Você gosta do produto para sí mesmo?
Se você gosta do produto para sí mesmo, será mais fácil para você comercializá-lo e, portanto, você pode também convencer os outros a se tornarem representantes de vendas.

Lembre-se de que o Marketing Multinível é mais marketing boca a boca, quando você gosta a sua autoconfiança é maior, você sabe que o produto é bom e você não está fazendo promessas falsas.

O preço é razoável?
Comerciantes ingênuos muitas vezes ignoram a importância do preço que é uma das razões do seu fracasso no terreno.
É essencialmente importante garantir que seu produto tem um bom preço e/ou ele tem muitas mais qualidades ou é comparativamente mais barato que as outras marcas disponíveis no mercado, caso contrário será quase impossível para um profissional de marketing gerar vendas suficientes.

Além disso, algumas empresas oferecem descontos em certo número de vendas, você deve identificar os descontos associados para melhorar seus lucros.
 
O Produto é Consumível?
A fim de gerar mais comissões, tente selecionar produtos de consumo, uma vez que aumentam as chances de repetir as vendas.
 
Além de que, se o seu cliente gostar do produto você pode retê-lo a longo prazo e, portanto, pode, finalmente, convencê-lo a agir como um representante de vendas, o que acabará por aumentar os seus lucros futuros.
 
Existe Procura Pelo Produto?
Nunca selecionar os produtos que estão obsoletos, ou estão excessivamente disponíveis em lojas.
Se os seus produtos não têm procura suficiente, você estará desperdiçando o seu tempo e esforços para nada.
 
Etapa III: INVESTIGAR O Plano de Compensação:
O próximo passo crucial é entender bem o plano de compensação.
Como na maioria das vezes um comerciante multinível presta um serviço duplo, um como vendedor e outro como recrutador, daí as suas comissões e compensações dependem de ambos.
É por isso que é importante também entender às políticas de compensação da empresa com antecedência.
 
Aqui estão algumas dicas:
Você é pago com base nas vendas ou recrutamento?
Lembre-se que é uma prática ilegal que pagar comissões sobre o número de recrutamentos.
Por isso você deve identificar o plano de compensação.
Isso irá ajudá-lo a concentrar os seus esforços.

Identificar os custos ocultos:
Algumas empresas exigem o pagamento de algum dinheiro inicial ou taxa de adesão para você se registrar como representante de vendas na empresa.
Veja se você vai gerar comissões suficientes para cobrir o seu investimento inicial.
Além disso, se o investimento é relativamente alto tome cuidado, pois algumas empresas fraudulentas pedem uma compra inicial enorme.
Abstenha-se sempre de se juntar a essas.
 
Você tem que alcançar metas?
Você deve saber os seus objectivos, por exemplo, quantos membros você tem que recrutar.
Algumas empresas exigem que você inscreva uma certa quantidade de pessoas um determinado período de tempo antes que você receba um pagamento.
E também algumas empresas exigem que você atinja algumas metas antes de lhe pagarem.
Isto pode causar problemas para os distribuidores novos e ingênuos.
Adicionalmente, existem também alguns outros pontos importantes que garantem o seu sucesso como comerciante de Marketing de Rede.

Estes são:
Formação do distribuidor:
Algumas empresas dão formação aos seus distribuidores sobre o produto e perfil da empresa.
As boas empresas treinam também os seus funcionários para melhorar suas habilidades de marketing.
É melhor selecionar uma empresa deste tipo especialmente se você é novo na indústria do Marketing Multinível.
 
Participação ativa:
Algumas empresas também oferecem um fórum de discussão onde você pode interagir com os outros membros.
É bom para você, porque durante o curso do seu trabalho algumas perguntas podem surgir e você precisa de respostas rapidamente e você deseja obter sugestões de outras pessoas na mesma empresa que podem ajudá-lo a resolver as suas dúvidas e que lhe podem lhe dar as respostas corretas que você necessita.

Claro que antes de pensar nisso, não se esqueça que tem um patrocinador e todo seu grupo ascendente que está lá para ajudar e deverão ter um sistema de ensino que muitas vezes é melhor que o da própria empresa.
 
Obtenha Recomendações De Quem Já É Membro
Peça mais informações a quem já é membro da empresa que lhe interessa e qual a sua opinião do sistema de marketing dessa empresa.
 
Cuidado Com os Golpes:
Existem empresas falsas com falsos dados e resultados.
Nos capítulos seguintes vamos discutir em detalhe sobre os golpes no Marketing de Rede, o que irá ajudá-lo a proteger-se de entrar em empresas fictícias.
Em resumo, uma boa companhia é composta por pessoas que estão comprometidas a ter produtos que realmente ajudam a tornar a vida das pessoas melhor, que vêem os seus distribuidores como seus bens e têm promissores planos de compensação que pagam bem em troca dos esforços, que treinam seus membros e estão sempre lá para ajudar.
Portanto, se você seguir os passos acima indicados, você será capaz de selecionar uma boa empresa de Marketing De Rede que vai garantir o seu sucesso como distribuidor de marketing de rede.

FONTE: macsonpontes.blogspot.com.br